Programa ATER Mulher beneficia agricultoras em Matões com incentivo para atividades produtivas.

Acessar fotos
18/06/2025

Nesta terça-feira (17), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP) realizou uma importante ação de mobilização no povoado Santa Luzia, em Matões, como parte das atividades do Programa ATER Mulher. A iniciativa tem como objetivo promover a autonomia econômica das mulheres rurais, por meio do fortalecimento de suas atividades produtivas.

Durante a ação, 40 agricultoras familiares foram contempladas com um incentivo financeiro no valor de R$ 4.600 cada. O recurso é destinado a apoiar iniciativas como a suinocultura e a avicultura, contribuindo diretamente para a geração de renda e o desenvolvimento sustentável no meio rural.

Representando o Governo do Estado, o gestor regional da AGERP em Timon, Reginaldo Sibá, destacou a importância da ação articulada entre as esferas estadual e federal:

“É um trabalho conjunto do presidente Lula e do governador Brandão, com o apoio do MDA e da ANATER, para garantir que as mulheres rurais sejam protagonistas em suas comunidades. O ATER Mulher chega com dignidade, investimento e transformação social”, afirmou.

O Programa ATER Mulher é fruto da parceria entre a AGERP, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), e vem sendo implementado em diversos territórios maranhenses.

Uma das agricultoras beneficiadas na comunidade foi Maria Sousa, moradora do povoado Santa Luzia. Ela contou que o recurso será um divisor de águas para o crescimento de seu pequeno negócio.

“Esse dinheiro vai me ajudar muito. Com ele, vou comprar mais aves, ração e construir um espaço melhor para minha criação. Agora, posso sonhar mais alto”, comemorou.

No Maranhão, o programa ATER Mulher está presente em 14 municípios: Caxias, Codó, Colinas, Coroatá, Dom Pedro, Matões, Pastos Bons, São Domingos do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João do Soter, São João dos Patos, Timon, Timbiras e Tuntum.

A ação contou ainda com a presença da coordenadora estadual do ATER Mulher, Viviane Anchieta; dos extensionistas Jaelson Moura e Ceará; da presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Marcilene; além dos vereadores Bilú e Gilmar, que reforçaram o compromisso local com o fortalecimento da agricultura familiar.

A mobilização reafirma o compromisso do Governo do Maranhão com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, com foco na valorização do trabalho das mulheres no campo.