Primeira Cozinha Comunitária Quilombola do Brasil recebe alimentos de beneficiários de ATER pública
O gestor do escritório Regional da Agerp em São Luís, o técnico Inácio Silva e a coordenadora do Plano Mais IDH na Agerp, Karissa Erre, visitaram as instalações da primeira Cozinha Comunitária Quilombola do Brasil, localizada na comunidade Marudá, município de Alcântara.
A Cozinha, sob coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e recém inaugurada pelo Governador Flávio Dino, recebe alimentos produzidos por 40 agricultores familiares atendidos com Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp.
Os fornecedores produzem alimentos nas comunidades de Marudá, Peru, Pavão e Cajueiro. "A comercialização dos agricultores familiares atendidos pela Agerp com a Cozinha Comunitária Quilombola fortalece a economia local e favorece a regionalização do cardápio", destacou o gestor Pedro Oscar.
Durante a visita foi discutido ainda a viabilidade da implantação de uma horta comunitária na área da cozinha e orientação para estimular o uso de sementes crioulas.
A visita foi guiada pela nutricionista da Sedes, Rafaelle Corrêa, e pelo o chef de cozinha, Gregório Xavier.
A Cozinha
A Cozinha Comunitária Quilombola de Alcântara é o primeiro equipamento de segurança alimentar e nutricional voltado para comunidades quilombolas prestando serviços de alimentação, produção e fornecimento de 300 refeições equilibradas e nutricionalmente balanceadas, subsidiadas pelo Governo do Estado do Maranhão.
O projeto abrange as sete agrovilas (Marudá, Peru, Peptal, Só Assim, Espera, Ponta Seca, Cajueiro) e dois povoados vizinhos (Manival e Mamuna).