Governo do Maranhão faz história e leva diversos benefícios para agricultores familiares quilombolas em Rosário

Acessar fotos
1/07/2025

Neste sábado (28), na comunidade quilombola Boa Vista, município de Rosário, a presidente da AGERP, França do Macaquinho, esteve ao lado do governador Carlos Brandão, durante o lançamento do Projeto "Terra para Elas", do ITERMA, voltado para a regularização fundiária e ambiental, resultado da parceria entre o Governo Federal, Governo do Canadá, Governo do Maranhão e a Organização das Nações Unidas (ONU).

O Projeto beneficia diretamente 224 famílias da comunidade, integra o projeto "Regularização Ambiental por meio da Governança Fundiária e Ordenamento Territorial", aprovado por meio do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal.

O projeto foi elaborado pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão - ITERMA e conta com investimento de aproximadamente R$ 60 milhões, dos quais R$ 15 milhões serão destinados para o estado do Maranhão para execução até 2026.

O governador realizou a entrega do título coletivo de terra à comunidade, assinou a ordem de serviço para a construção da cozinha agroindustrial de produtos oriundos do coco babaçu na Associação dos Pequenos Agricultores Rurais Quilombolas, entregou kits de irrigação, sistema de abastecimento de água, doação de 2 mil mudas de açaí Pai D'egua e muitas outras ações.

Os extensionistas da AGERP auxiliarão os agricultores familiares quilombolas na implantação dos kits de irrigação para o desenvolvimento da produção agrícola, assim como no plantio das mudas de açaí Pai D'égua por meio do programa ATER Quilombola.