AGERP participa de mutirão do Projeto Floresta+ Amazônia em Sambaíba

Acessar fotos
3/12/2024

A AGERP Regional de Balsas participou de um importante mutirão do Projeto Floresta+ Amazônia, realizado no município de Sambaíba. A iniciativa tem como objetivo apoiar ações de conservação e recuperação ambiental, contribuindo diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa na Amazônia Legal.

O Projeto Floresta+ Amazônia, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Fundo Verde para o Clima (GCF), busca incentivar a conservação da vegetação nativa em pequenos imóveis rurais. Como estratégia, realiza pagamentos por serviços ambientais, oferecendo suporte a agricultores familiares, povos indígenas, ribeirinhos, extrativistas e quilombolas que protegem e recuperam a floresta.

Durante o mutirão, foram realizadas diversas ações, incluindo consultas, retificações, orientações e emissões do Cadastro Ambiental Rural (CAR), contribuindo para a regularização fundiária de pequenos produtores e comunidades tradicionais.

A atividade foi resultado de uma ampla ação integrada, envolvendo o Governo do Estado do Maranhão, através da AGERP, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA) e do Pacto PCI da Regional de Balsas. A iniciativa também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Sambaíba, reforçando a importância da colaboração entre diferentes instituições para o sucesso do projeto.

Representando a AGERP Regional de Balsas, participaram do mutirão o gestor Bruno Martins e os extensionistas Elayne Alves, Ernanes Seidel, Henrique Carvalho, Lourdes Rodrigues, Marciel Santos e Ronaldo Silva. A equipe prestou assistência técnica e garantiu que os participantes tivessem acesso às informações e serviços necessários para regularizar seus imóveis e contribuir para a preservação ambiental.

Com iniciativas como essa, o Projeto Floresta+ Amazônia reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a inclusão social e a promoção de práticas que fortalecem a convivência harmoniosa entre o homem e o meio ambiente.