Agerp participa de lançamento de projeto de extensão que visa desenvolver a piscicultura na Baixada Maranhense
A coordenadora de Pesquisa em Pesca e Aquicultura da Agerp, Ana Clara Chaves, participou, nesta quarta-feira (26), do lançamento do projeto "Diagnóstico da piscicultura nos Municípios de Matinha e Pinheiro, Microrregião da Baixada Maranhense: contribuições para aprimoramento, desenvolvimento, legalização e manutenção do setor", na cidade de Pinheiro.
O projeto de extensão foi iniciado pela Professora Doutora Ylana Ferreira Marinho, da Universidade Federal do Maranhão, e tem como alvo todos os 21 municípios que compõe a Baixada Maranhense.
"Hoje, o Maranhão ocupa o 5ª lugar no ranking brasileiro de produção de pescados, com 48 mil toneladas. No estado, a piscicultura é uma atividade em plena expansão. Contudo, a região da baixada, prolífica e com pleno potencial para o desenvolvimento desta atividade aquícola, demanda de assistência técnica, ações de políticas públicas para que a atividade seja impulsionada", destacou a Doutora Ylana sobre a importância do projeto.
A condução dos estudos contará com apoio da Agerp e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae.
A Agerp entra na parceria para colocar o estudo em prática, fornecendo sua rede de profissionais multidisciplinares que prestam serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado.
"Temos expertise e também capilaridade de trabalho, contando com dois escritórios regionais na Baixada Maranhense, em Viana e em Pinheiro. Assim, poderemos contribuir imensamente para o desenvolvimento do projeto de extensão e dar condições para o desenvolvimento da pesca e aquicultura em toda a Baixada", destacou a coordenadora Ana Clara.