Agerp e SES promovem palestra de conscientização sobre os males do tabaco

Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a Agerp Regional São Luís promoveu, na tarde desta quarta-feira (7), uma palestra de conscientização sobre os males do tabagismo, direcionada a agricultores familiares atendidos pelo Escritório Regional.
A palestra foi ministrada pelo técnico José Ribamar Patrício, que compõe o Departamento de Atenção ao Adulto e ao Idoso - controle do tabagismo na SES. Patrício apresentou a campanha realizada pelo Governo do Maranhão no combate ao tabagismo este ano, além de dados e informações sobre a produção, consumo e consequências do tabaco no Brasil.
Este ano, a campanha em todo o mundo, coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), teve como tema “Precisamos de comida, não de tabaco”, que dialoga diretamente com o papel dos agricultores familiares na produção de comida saudável.
“O tema da campanha este ano em muito se relaciona com a Agerp e com o público que atende, o que me deixou feliz em ser convidado a falar sobre”, destacou o palestrante. O plantio de tabaco ocupa certa de 3,5 milhões de hectares de terra ao ano, terra essa, como pontuou Patrício, que poderia ser usada na produção de alimentos.
Outro aspecto abordado foi o crescimento preocupante do uso de cigarros eletrônicos por jovens. Patrício alertou a plateia sobre como os chamados vapes são mais prejudiciais ainda que o cigarro comum.
"Apesar de ser o segundo maior produtor de tabaco no mundo, o Brasil é também pioneiro no combate ao tabagismo e tem o cigarro eletrônico entre os itens proibidos de uso no país, ainda que haja uma carência de fiscalização e repreensão ao tráfico e consumo de vapes", comentou o técnico da SES.