AGERP e SAGRIMA apresentam projeto “Horta Integrada na Escola” à SEDUC

Acessar fotos
14/01/2025

Na tarde desta segunda-feira (13), o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Sandro Montenegro, o gestor de Programas da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), Eduardo Costa, e o gestor de Programas Jadiel Lins, participaram de uma reunião com a secretária de Educação, Jandira Dias, no gabinete da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Durante o encontro, foi apresentado o projeto “Horta Integrada na Escola”, que visa implementar ações de educação ambiental e sustentável em escolas por meio da criação de hortas, viveiros e meliponários (criação de abelhas sem ferrão). O projeto tem como objetivo resgatar a cultura do plantio de hortas domésticas, conectando os estudantes com a terra e promovendo a interdisciplinaridade no ambiente escolar.

A proposta pedagógica do projeto envolve atividades práticas como o cultivo de hortas, a produção de mudas frutíferas e o aprendizado sobre a polinização e a produção de mel por abelhas sem ferrão. Segundo a equipe, essas iniciativas são fundamentais para demonstrar a sustentabilidade na prática, além de proporcionar uma nova perspectiva sobre os benefícios das práticas agrícolas e ambientais.

Para o presidente da AGERP, Sandro Montenegro, o projeto reforça a importância da educação ambiental nas escolas. “A Horta Integrada na Escola é uma oportunidade de transformar o espaço educacional em um ambiente de aprendizado prático e sustentável. Os alunos terão contato direto com o cultivo, a polinização e a produção de mel, entendendo, de forma vivencial, a importância da agricultura e da preservação ambiental,” destacou Montenegro.

Além de promover a sustentabilidade, o projeto também tem potencial para ser incorporado no Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades de ensino básico e médio, contribuindo para a formação cidadã e ambiental dos estudantes.

A secretária de Educação, Jandira Dias, elogiou a iniciativa e reforçou o compromisso da SEDUC em apoiar projetos que estimulem práticas pedagógicas inovadoras e sustentáveis nas escolas do estado.