Agerp e parceiros institucionais realizam “IV Dia de Campo do Abacaxi de Turiaçu”

Acessar fotos
IV Dia de Campo do Abacaxi de Turiaçu
Turiaçu — IV Dia de Campo do Abacaxi de Turiaçu - Diretoria de Pesquisa
15/03/2022

Realizado no dia 12 de março na Serra dos Paz, o "IV Dia de Campo do Abacaxi de Turiaçu"  foi fruto de uma parceria entre Agerp, UEMA, Fapema, Senar, Sebrae, MAPA e Prefeitura de Turiaçu.

O encontro contou com mais de 100 participantes, entre eles, agricultores da Cooperativa de Abacaxicultores do município.

Segundo o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, José Malheiros, o IV Dia de Campo "correspondeu às expectativas e atingiu todos os objetivos programados", como:

• Apresentação dos clones turipaz, livino e nanico;

• Distribuição de mudas clonais aos agricultores;

• Degustação de polpa, suco e licor;

• Visualização do plantio.

"O dia de campo é o resultado de dois anos de atividades da Agerp em conjunto com a UEMA, quando foi implantado um campo de multiplicação de clones, que tinha como finalidade justamente distribuir as mudas aos agricultores familiares. Os frutos já estarão disponíveis para comercialização em 2023", destacou José Malheiros.

A pesquisa sobre os clones do abacaxi de Turiaçu foi iniciada pelo Professor Gusmão, da UEMA, há 10 anos e posteriormente recebeu apoio da Agerp.  

Durante o Dia de Campo também foram debatidas ideias para o fortalecimento da produção de abacaxi e da própria Cooperativa de Abacaxicultores, atendida pela Agência Estadual através do programa Mais Gestão.  

Ainda no encontro foi debatido sobre o registro de indicação geográfica do abacaxi de Turiaçu, ação que será iniciada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agerp nos próximos dias.