Agerp alinha ações para execução do Programa Produzir Brasil
Em reunião online realizada nesta segunda-feira (16), a coordenadora de Acesso a Políticas Públicas de Crédito Rural da Agerp, Cláudia Cascás, conversou com os gestores dos escritórios regionais em Açailândia, Pedreiras, Timon, Presidente Dutra, Santa Inês e Imperatriz sobre a execução do Programa Produzir Brasil.
O Produzir Brasil tem gestão da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - Anater e visa a consolidação de assentamentos. No Maranhão, a Agerp executará o programa em seis assentamentos federais:
✅ Floresta (Açailândia);
✅ Santo Antônio dos Velosos (Senador La Rocque/ Buritirana);
✅ São José da Mata (Pio XII);
✅ Amor da Pátria (Lima Campos);
✅ Francisco Romão (Santa Filomena do Maranhão);
✅ Taboleirão (Matões).
O Programa Produzir Brasil
Os públicos-alvo do programa são os assentados da reforma agrária, os pequenos e médios empresários do agronegócio que atuam no assentamento beneficiado e os produtores familiares. As empresas do agronegócio, cooperativas de produtores e comércios existentes na área de influência econômica do assentamento selecionado são fundamentais para efetivar a estratégia comercial proposta.
O programa apoia a integração dos produtores assentados a cadeias de valor, por meio da promoção e fortalecimento de parcerias comerciais que lhes dê acesso a mercados seguros e que paguem preços justos, que possam contar com insumos de qualidade adequada, adotem tecnologias apropriadas e melhorem suas capacidades de gerir seus negócios.
Com isso, se espera que aumentem a produtividade, a produção e a lucratividade dos seus agronegócios, gerando renda e proporcionando a melhoria da qualidade de vida das famílias de modo sustentável.