Agricultura Familiar na Agrobalsas

Após o período mais crítico da pandemia, a retomada da AgroBalsas neste ano reuniu empresas e produção de agricultores familiares de várias regiões do Maranhão, prospectando a circulação de cerca de R$ 20.230.000,00 na feira.
Nesta 18ª edição, a feira, que é um dos principais eventos de agronegócio do Maranhão, permitiu o encontro de empresas e clientes, num fluxo de aproximadamente 35 mil pessoas em cinco dias de realização. Esta foi a primeira vez que a agricultura familiar ganhou um espaço dedicado totalmente para os produtores rurais atendidos pela Agerp, o Espaço Agro.
Para a presidenta da Agerp, Loroana Santana, o espaço serviu para que os agricultores familiares pudessem comercializar seus produtos e aprendessem mais sobre novas técnicas produtivas.
"É um espaço importante, que pela primeira vez recebeu a agricultura familiar. Na Agrobalsas, os trabalhadores que recebem assistência técnica da Agerp, em diversas regiões do estado, puderam trazer, expor e comercializar seus produtos, além disso eles praticam intercâmbio, aprendem novas técnicas de plantio e adquirem conhecimento", disse.
Lançamento do Fertmóvel
Durante o evento, o Governo do Maranhão, através da Agep, participou de mesas de conversa, onde programas como o Assistec Mandioca ganharam destaque, além de instruções sobre utilização de defensivos naturais para melhoramento de plantio.
Na feira, o Governo lançou, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (SAF), o primeiro laboratório móvel de análise de solos do Maranhão, o Fertmóvel. O equipamento é um laboratório completo que opera dentro de um furgão de 14 metros cúbicos. O veículo possibilitará a emissão de laudos técnicos com a recomendação de adubação e calagem das áreas produtivas dos agricultores.
*Texto: Hugo Andrade